Etiqueta à Mesa

Começando a Aprender

Em todo jantar requintado que oferecemos em casa nos sentimos como se estivéssemos prontos para fazer um exame. Não se sinta um réu caso aconteça algo de errado, pois isto só irá piorar as coisas. Nunca deixe de agendar e planejar tudo, porque o resultado pode ser desastroso se fizer do modo "a la brésilienne", tudo na última hora!

Seja pontual. Os convidados podem se atrasar, com tolerância de 30 minutos, mas você sendo o(a) anfitrião(ã) jamais poderá se atrasar, pois não será nada agradável para os convidados pontuais. Portanto, na hora marcada, você já deve estar pronto e com tudo arrumado.

Comece servindo os drinks e os salgadinhos quando chegarem os primeiros convidados e espalhe tigelinhas de petiscos. Quanto à bebida, sirva whiskie escocês, e para pessoas mais jovens e/ou pessoas que não bebam álcool, sirva refrigerantes, sucos etc.

Se você tem cachorro, prenda-o. Muitos têm medo de cães e a maioria não gosta de ser cheirado e lambido. É muito constrangedor para o visitante quando um cão suja a roupa, ou deixe repleto de pêlos, e nota zero para os donos dos cães que dizem "Pode entrar, esse pitbull é manso!".

Evite demorar a servir o jantar para prolongar a festa, pois quando serví-lo, a maioria já terá perdido a fome com os salgadinhos e o estado etílico elevado de outros poderá ser desastroso. Se já ocorreu de convidados saírem logo após o jantar, evite fazer jantares em dia de semana como em plena segunda-feira. Procure ficar atento a esses detalhes e outros que possam desagradar o convidado.

A hora mais apropriada para servir o jantar é aproximadamente uma hora depois do horário marcado para a chegada, ou até uma hora e meia depois.

Quantidade e Qualidade

Para um jantar de mesa, o ideal é o mínimo de um casal e o máximo de 15 pessoas, dependendo do tamanho da mesa. Uma alternativa é então acomodá-los em mesas separadas, com 4 pessoas em cada.

Porém, no jantar americano, certifique-se que há assentos suficientes para todos os convidados, mesmo para aqueles que preferem ficar de pé.

Escolha pessoas que se dão bem e evite aquelas que gostam de fazer propaganda vendendo seus produtos de limpeza, jóias e bijouterias, o que pode ser embaraçoso para os outros convidados. Convide pessoas que gostam de conversar e evite chamar aquelas que já deram vexames com bebida, brigas ou outros.

Faça convites com antecedência porque chamando em cima da hora você corre o risco de perder muitos convidados e frustrar os seus planos. Ligue para as pessoas com um dia de antecedência, lembrando do evento.

Para jantares muito formais, manda-se convite impresso no qual consta o famoso R.S.P.V., que significa Répondez s'il vous plaît (Responda, por favor).

Apresentação

Certamente haverá convidados que não se conhecem e cabe a você apresentá-los e ambientá-los na festa.

Apresenta-se sempre a pessoa menos à mais importante. A jovem, à mais velha. O homem, à mulher.

Use o sobrenome, menos para os mais jovens, pois o sobrenome poder ser um bom ponto de referência. Pronuncie claramente o nome e o sobrenome.

Cabe à pessoa mais importante, àquela que "recebe" a apresentação, fazer o primeiro gesto. Estender a mão, fazer um aceno, tudo isso vale.

Se você esqueceu o nome da pessoa, perguntar e pedir desculpas é o mais correto, mas poderá magoar o convidado. Procure decorar os nomes das pessoas que você convidou e nem cogite dar "crachás" para as pessoas.

O Momento Decisivo: A Mesa

Toalha de mesa é válida, mas evite toalhas com cores "escandalosas" ou com desenhos chamativos.

Sobre um prato raso, coloque um menor para a entrada e sobre esse prato, coloque um guardanapo dobrado sem muito exagero nas dobras. O guardanapo não é origami (dobraduras).

É você quem estabelece os lugares de um jantar sentado. À sua direita deve ficar o convidado de maior importância (parece frescura, mas é assim mesmo) e à sua esquerda, o segundo mais importante. Idem para as mulheres, em relação ao dono de casa. Os donos da casa podem sentar-se indiferentemente às cabeceiras, ou nas cadeiras mais ao centro, um de frente do outro.

Inicialmente, sirva vinho branco seco e gelado, acompanhando a entrada e o peixe (caso for servido peixe). O tinto sempre deve ser à temperatura do ambiente e é ideal para acompanhar as carnes. O champagne é usado como acompanhante da sobremesa ou vinho.

Para jantares americanos, ofereça o tinto e o branco, deixando que cada um escolha o que preferir.

Acrescentar frutas ao menu é uma delicadeza para aqueles que fazem regime, pois sempre há alguém fazendo regime.

Jamais repita os ingredientes, usando-o em mais de um prato, por exemplo, creme de leite na sopa e no prato principal.

Evite repetir as receitas que tenham o mesmo princípio, como mousse salgado e na sobremesa mousse de frutas.

Leve em conta a temperatura. Sopa gelada no verão e pratos quentes no inverno.

O jantar americano é mais prático, pois você poderá fazer pratos diferentes e os convidados se servirão do que mais lhe agradar. Não esqueça a salada, mesmo que você não goste. O convidado é o mais importante.

Faça mais de um tipo de sobremesa, como mousses e saladas de frutas.

Os Últimos Preparativos

O cafezinho é adequado para dar o ponto final no jantar e seria ideal tomá-lo na sala. A dona da casa deve servir o café em jantar de poucos convidados. Os licores são servidos pelo dono da casa, que atenderá primeiro as convidadas e depois os homens. Jamais ofereça café já servido e adoçado. Se quiser, sirva bomboms juntamente com o café.

Se você perceber que numa roda a conversa está caindo, aproxime-se e puxe um assunto polêmico, será que falar de corrupção ajuda? Depende de quem estiver na rodinha. Nem pense em comentar sobre novela numa roda de pessoas de alto nível, pois não é rodinha de comadres.

Não dê atenção apenas para as mesmas pessoas, procure conversar um pouco com todas, cumprimentando e acenando. Sorria sempre para mostrar aos convidados que está muito satisfeito com a vinda de todos.

Jamais coloque música de fundo em volume alto demais. Isso poderá prejudicar a conversa entre os convidados. O mais acertado é deixar em volume suficiente para todos ouvirem, nem alto e nem baixo demais. E nada de pauleira! Se você comprou o novo CD de uma banda de heavy metal, deixe de lado!

Tente não demonstrar o cansaço. O que você pode fazer é não insistir no contrário, quando os convidados disserem que está na hora de ir embora.

Como Arrumar Sua Mesa

Um dos detalhes mais importantes de um jantar ou almoço formal é a arrumação da mesa, além do que será servido.

É lógico que não convém você servir um sanduíche numa mesa com arrumação para um jantar formal, portanto, prepare a mesa de acordo com o que for servir.

Os copos, sempre à direita do prato principal, na ordem, a partir do copo mais próximo do prato: água, vinho tinto, vinho branco (para o jantar). O tamanho é decrescente e a disposição, em diagonal. Champagne, a taça ou flute deve ficar à direita do copo de água e um pouco mais adiante

Um arranjo de flores e velas sempre dá um ar mais festivo a sua mesa, mas utilize flores não muito chamativas para não roubar a atenção, pois o astro da noite é a mesa e a comida, use-os apenas para dar um toque.

A sopa, se houver, deve já estar servida quando os convidados se sentarem à mesa. O mesmo para a água. Um forro debaixo da toalha evita que escorregue; convém que seja da mesma cor, ou de cor semelhante.

No jantar americano, a comida já deverá estar na mesa quando os convidados começarem a se servir. Coloque do lado da mesa, pilhas de pratos, talheres lado a lado, guardanapos, para que o convidado possa pegar para se servir, e não deixe que faltem pratos.

Arrumando a Mesa Para o Jantar

Os talheres, as facas ficam à direita, com o guardanapo virado para o prato, e os garfos, à esquerda (com os dentes para cima com mostra as figuras abaixo), na ordem de uso. O lugar da colher é à direita, por fora das facas. E os talheres de sobremesa devem ser colocados acima do prato.


Hors D'aeuvre


Sopa


Hors D'aeuvre


Assado


Frutas

Sobremesa


As figuras acima, mostram a seqüência de talheres e pratos utilizados desde o início da refeição em almoços e jantares formais.

Na próxima postagem, aprenderemos um pouco mais sobre algumas regras básicas de etiqueta.

Comentários

  1. Olá,
    É sempre bom aprender, principalmente em um mundo onde os valores vão se perdendo e com isto os "modos".
    Meu carinho

    ResponderExcluir
  2. Gostei da proposta de seu blog.
    Sucesso!
    Meu afetuoso abraço,
    Yolanda

    ResponderExcluir
  3. Que matéria primorosa. Muito rica. Amei!

    ResponderExcluir
  4. Saudações:
    Amiga:
    Um Post absolutamente magnífico!
    Valeu à pena conferir!
    Parabéns pela excelente matéria!
    Abraços,
    LISON.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns uma grande aula, sensacional, meio complicado para se aplicar em casa no dia a dia, mas em ocasiões especiais nota mil as dicas.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  6. Meus parabens pelo post/aula,meu anjo,vou estuda-lo de frente pra tras e de tras pra frente até aprender as etiquetas.

    Beijos de JBPIRES

    ResponderExcluir
  7. Olá Estela,
    Mais uma vez te digo como são ricos seus ensinamentos,
    Vivemos em um tempo em que são raros os momentos em que a familia se sentam todos juntos à mesa.
    Meu carinho

    ResponderExcluir

Postar um comentário