quinta-feira, 8 de julho de 2010

Evitando Gafes

Vamos Saber Como Evitar as Gafes

Gafe vem do francês Gaffeur, que nada mais é do que a pessoa que comete gafe! Existem três tipos de pessoas que cometem gafes: os que assumem, os que disfarçam, e os que tentam remediar.

É bom lembrar, que quem comete gafe uma vez ou outra não será chamado de gaffeur. Assim como quem bebe um copo de vinho a cada duas semanas não deverá ser chamado de alcoólatra.

Ao contrário que muita gente pensa, não se deve tentar consertar uma gafe, ao fazê-lo, a tendência é piorar a situação ainda mais.

A gafe acontece quando menos se espera, e se fosse premeditada não seria chamada de gafe, podendo surgir a qualquer instante. Existe um velho ditado que diz que, quando não sabemos o que falar, é importante lembrar que “Em boca fechada não entra mosquito”; esta frase foi criada para que se evite gafes, ou para que, caso você não saiba o que fazer, pedir ajuda.

Todo mundo sabe que colocar o cotovelo na mesa numa refeição formal não é nada elegante, mas há muito outros detalhes além do seu cotovelo. Veja o que é ser elegante, e fuja das gafes. O bom comportamento em casa ou em qualquer lugar te torna mais seguro, até mesmo nos momentos mais constrangedores, te deixando mais à vontade e com o controle da situação.

Sentar-se à Mesa

É a dona da casa quem dá o sinal para que os convidados se levantem e sigam para a mesa. Chegando à mesa, espere que ela lhe diga qual o lugar que deve ocupar.

Não faça - Não demore demais para atender ao chamado. Mas também não se precipite e nem se sente no primeiro lugar que lhe agradar, como no lugar da dona da casa, que é a cadeira da extremidade.

Os Talheres Parecem Instrumentos Cirúrgicos! O Que Eu Faço?

Tudo é arrumado na mesa para auxiliá-lo durante a refeição e os talheres são distribuídos na ordem de seu uso, de fora para dentro. Portanto, vá utilizando naturalmente os mais próximos do seu alcance. Mas, se alguma dúvida persistir, espere um pouco e observe alguém.

Não faça - Não pegue um talher para depositá-lo imediatamente ou trocá-lo por outro, nem faça comentários em voz alta sobre qual talher deverá ser usado.

Como se Comportar

Limpe discretamente a sua boca antes de usar os copos para evitar que manchas de comida fiquem no copo, isso poderá causar efeitos desagradáveis em quem estiver próximo de você. Quanto aos talheres, segure a faca com a mão direita, com o dedo indicador mais próximo da lâmina sem encostar, e, enquanto estiver utilizando a faca, maneje o garfo com a mão esquerda. Tratando-se de uma comida que não necessite ser cortada, utilize o garfo com a mão direita. Os alimentos são cortados à medida que se come. E a sopa se toma com a colher de lado, e não colocando a ponta na boca.

Não faça - Picar todos os alimentos para depois comê-los só com o garfo ou colher, lembre-se que você não está num boteco. Ficar "passando" com os talheres da mão direita para esquerda ou vice-versa. Não beber a água, ou o vinho todo de uma vez. Não sopre a sopa para esfriá-la.

Eu versus Comida

Parece que inventaram alimentos para criar vexame, mas tenha calma você não precisa se sentir um cirurgião com tantas ferramentas na mesa à sua frente. Não se deixe intimidar. A salada deveria vir em pedaços de dimensão ideais, mas caso isso não ocorra, corte as folhas com o garfo ou dobre-as sempre com garfo. A forma correta de se comer um coquetel de camarão é usando a colher para o molho e pedacinhos de camarão e a mão para os camarões maiores (sim, comer com a mão nem sempre é gafe). Mamões e melões cortados ao meio comem-se com a colher.

Não faça - Evite "lutar" com a comida, demonstrando esforço ao cortar ou erguendo muito os cotovelos. Não se debruce sobre o prato, leve o garfo até a sua boca. Não se sirva de grandes bocados de cada vez como uma folha de alface inteira. Não faça ruídos ao mastigar. Não fale de boca cheia. Se houver uma comida de que você não gosta ou não quer se arriscar, não a recuse; sirva-se de uma porção mínima, coma o que puder e deixe o resto no prato, ou seja, disfarce, diga que está em regime. Porém, com certos alimentos como a alface, seria péssima idéia dizer que está de regime para evitá-la.

O Bate Papo à Mesa

Se você estiver conversando, dê um tempo para a sua mastigação, antes de falar qualquer coisa, para evitar que pedaços de alimentos respinguem na cara da pessoa que está ao seu lado.

Não faça - Não converse só com a pessoa mais conhecida ou mais bonito(a). Não fale alto demais e jamais dê risadas escandalosas, principalmente quando estiver com comida na boca. E não fale sempre com o rosto voltado para o prato.

E Agora?

Restando um pouco de molho ou sopa, abandone, a não ser que queira lamber o prato e ser expulso da casa. Não há problema algum em deixá-lo no prato.

Como conduzir-se frente à lavanda - Eventualmente o garçom irá colocar à sua frente uma tijela de vidro ou de outro material sobre um prato. Você deverá usá-la para molhar somente as pontas dos dedos e colocá-la à esquerda do prato, isso serve para limpar os dedos quando você come algo gorduroso com as mãos. Se o garçom colocá-la à sua esquerda, utilize-a depois de ter comido.

Que vontade de fumar! - De preferência, não, mesmo que a dona da casa coloque cinzeiros e cigarros à mesa. Os que não fumam, com certeza não irão gostar da sua idéia.

Derramei a bebida na mesa, e agora? - Evite exagerar o seu constrangimento. Peça desculpas à dona da casa moderadamente (não precisa se ajoelhar para pedir desculpas). Certamente ela te colocará à vontade.

Derramei comida no colo! - Se for coisa pequena, limpe discretamente com o guardanapo e deixe assim mesmo. Em caso de desastre maior como derramar a sopa inteira, peça licença a todos e vá limpar-se no banheiro. E não fuja de vergonha.

Se derramarem comida em você - e o garçom ou o vizinho mancharem sua roupa com comida, não faça escândalo. Diga com naturalidade e displicência, que não há importância e que não foi nada, mesmo que o seu vestido tenha saído uma fortuna para aquele jantar especial. Melhor dessa forma, pois agir com ignorância não vale a pena. Se puder, diga algo divertido para aliviar o constrangimento do desastrado. Seguramente alguém elegante fará o mesmo para você caso você derrame comida em alguém.

Se cair alguma coisa? Como talheres? - Não se debruce para pegar o talher. Peça outro discretamente ao garçom, pois dessa maneira muitos convidados nem irão perceber.

Jamais faça - Começar a comer antes da dona da casa. Comer feito um leão. Comer devagar demais, atrasando todos, ou depressa demais, acabando antes de todos. Jamais monopolize a conversa até mesmo daqueles que estão distantes falando de algo que te interesse. Não diga "ESTOU FAMINTO", não palite os dentes, não elogie os utensílios, talheres e nem fique olhando a marca nas costas do prato etc.

Então como devo agir? - Mantenha-se sempre natural e com leveza. Elogie discretamente a comida, mas não todas e, sim, a que realmente lhe agradar. Fique sempre atento ao garçom, para facilitar seu trabalho de serví-la pela esquerda e tirar os pratos pela direita. Beba e coma com moderação.

Poxa, tudo isso para ser elegante? Sim, há muitos outros detalhes, mas não tenha medo, deixe a vergonha ou timidez de lado, pois errando ou acertando, podemos aprender. Errar é humano.

Na próxima postagem, aprenderemos um pouco mais sobre algumas regras básicas de etiqueta.

Créditos: Colégio São Francisco

7 comentários:

Principe Encantado disse...

Realmente seu blog, vem nos dar excelentes informações quanto ao comportamento, parabéns. Estou lhe seguindo, pois seu blog tem conteúdo.
Abraços forte

Calebe disse...

Olá amigo,
Parabens pelo blog, seu conteúdo é de muito interesse.
Algumas coisas eu venho fazendo certo, agora outras acho dificil abandonar rs
grande abraço

Wellington disse...

Muito legal esse Blog!
Gostei das dicas.
Valeu!

Sissym disse...

Muito bom relembrar dicas valiosas. Gafes podemos passar sem querer, mas sendo prudentes e atentos, talvez não vamos correr grandes riscos.

LaraAbd disse...

Af..., esse post me lembrou a primeira vez que sair pra jantar com o meu namorado, kkkkkkkkkkkk....
Muito boas as dicas! Toda vez que for pra algum jantar importante, passo aqui pra relembrar todas, hehehehehe

Fernandez disse...

Gostei do texto. Trouxe dicas bem interessantes que nunca é demais recordar (ou até mesmo aprender).
Achei muito da parte "Eu versus Comida"... rsrs... as vezes pode ser uma luta mesmo. ;-) rs
Parabéns pela postagem.
Abraços, Fernandez.

Psiquismo Desmistificado disse...

Olá Estrela,
As dicas são ótimas. Sempre é bom saber sobre etiqueta.
Obrigado pela visita e comentário lá no meu blog.
Abraços

Postar um comentário



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | GreenGeeks Review