Uma Inesquecível Noite de Queijos e Vinhos

Uma Noite de Queijos e Vinhos

Um encontro, com leveza e beleza, uma noite de Queijos e Vinhos é para acordar a todo momento.

As tábuas de queijos são deleitosas, para quem vai preparar a parte mais importante está na originalidade e na montagem, agrupando as cores e acentuando os contrastes. A possibilidade de combinações é ilimitada, dependendo de quanto se pode gastar e de suas prioridades na arte de obter sabores agradáveis.

Uma festa informal, com muito sabor e beleza, especial para diversos tipos de reuniões com adultos, as mesas de Queijos e Vinhos são muito usadas. Pode comprar tudo pronto ou preparar, você mesmo, algumas tábuas de queijos acompanhadas por cestas de pães variados.

Não esqueça, o mais importante da festa é a sua disposição. Para uma festa assim, você deve estar disposto para atender seus convidados, deixando-os à vontade para que participem da informalidade da reunião, servindo-se e divertindo-se.

Tanto para receber grupos pequenos e íntimos como para grupos maiores, é uma festa deliciosa. Acima de tudo, divirta-se!

Afinal... A arte da 'Degustação de Vinhos e Queijos estão entre os saudáveis alicerces do Amor e da Alegria de Viver'.


Queijo & Vinho até inspiraram poetas:

'Oh! O vinho Chambertin e o queijo Roquefort são excelentes alimentos para restaurar o amor.'

'Os vinhos e queijos não foram feitos para serem bebidos e comidos simplesmente, mas... para serem entendidos e degustados.'
 
 
 
Tábuas
 
As montagens de tábuas de queijos ainda têm sabor de novidade. São deliciosas, claro, mas o mais importante para quem vai montar uma delas é a parte 'artística', a arrumação, combinando cores e administrando contrastes. A possibilidade de combinações é quase infinita, dependendo sempre de sua disposição para gastar, além das preferências gastronômicas.

Usa-se um prato circular, de madeira, onde podem ser colocados juntos vários tipos de queijo. Para comer, nada de garfo e faca. O queijo deverá ser cortado em pedaços pequenos, colocado com a mão junto com pedacinhos de pão e levados à boca desta forma.

Como Calcular a Quantidade por Pessoa

Na quantidade 150 gramas para você (mulher) e 200 gramas para o convidado. Pode arriscar com 300 gramas por pessoa, se forem muitos tipos de queijos, vocês poderão se exceder e vão querer provar de muito mais qualidades devido aos sabores diversos.

A excelência da mesa de queijos e vinhos precisa de frutas. Escolha as frutas da estação como maçã, pêra, uva branca e rosada. As frutas cítricas deverão ser esquecidas porque podem alterar o sabor e aroma dos vinhos. Elas também podem ser usadas como decoração, dão um toque exclusivo junto aos queijos. As frutas secas como damascos também combinam.

O pão é primordial, sua apresentação deve ser em tipos variados e colocados em cestos de vime. Escolha os pães sem temperos.

Use e abuse de: baguette, italiano, preto, integral, centeio, francês, caseiro de diversos sabores e sueco.

As torradas são ótimas para acompanhar os queijos cremosos.

Calcule 150 gramas por pessoa descontando as torradas e pães mais durinhos.

Arrumação da Mesa

Arrume bolinhas de manteiga sem sal, em pirâmide ou em alguns pratinhos. Se puder, use várias tábuas de madeira, usando os queijos de sabor mais forte numa delas, os de sabor médio em outra e na terceira os mais suaves. Isto facilita os principiantes.

Os queijos devem estar de preferência inteiros ou em pedaços grandes, sem encostar uns nos outros.

A mesa deve estar como para jantar americano, mas só usando pratinhos de sobremesa, garfinhos e faquinhas. Você não vai usar os garfos senão para retirar os pedaços de queijos para seu pratinho, ou mesmo, às vezes, para espetar o pão das cestinhas para o seu prato.

O queijo só vai para a sua boca sobre pedaços de pão ou de biscoitos.

À mesa, arrume também os copos de vinho branco, tinto e as taças ou flutes para champanhe. Essas poderão ser usadas com vinho rose, mas... se você só vai oferecer tintos e brancos, então só leve à mesa os copos que serão usados.

Espalhe também guardanapos, que fazem parte da arrumação.

Saleiros e pimenta-do-reino ou os moinhos pequenos para pimentas em grão.

Assim, como você não serve maionese com a mesma colher que usa para o arroz ou a farofa, não deve também misturar as facas de servir os queijos em pastas. À mesa ponha uma faca perto de cada qualidade de queijo e, é claro, os comensais usarão uma faquinha só, que será limpa num pedacinho de pão do seu prato, cada vez que forem se servir de outro tipo de queijo desse mesmo pratinho individual.
Dica: Refrigerantes não! Eles são completamente vetados nas reuniões de vinhos e queijos. Se alguém não quiser vinhos com queijos, coma os queijos bebendo água gelada, pura ou tipo cristal, ou toma chá.
Detalhes para uma Festa de Queijo & Vinhos Inesquecível

Os queijos devem ser comprados na véspera da recepção e mantidos sob refrigeração na embalagem original. Caso isso não seja possível, embale-os em filme plástico, antes de levá-los à geladeira, para evitar que ressequem.

Procure não congelar os queijos, pois este processo altera o sabor, aroma e textura dos mesmos.

Retire os queijos da geladeira uma ou duas horas antes de servi-los para que recuperem a textura e o sabor. Isso evita o “esfarelamento” na hora do corte. Os queijos frescos devem ser retirados na hora.

Coloque uma faca própria para cada tipo de queijo para não misturar os sabores.

Para cortar queijos de massa mole, prefira faca de lâmina estreita, para que a superfície de contato seja a menor possível.

Para que todas as frações obtidas com cortes saiam bonitas e proporcionais ao tamanho original do queijo, é necessário iniciar a operação de corte, dividindo o queijo sempre ao meio e, a cada pedaço, sempre ao meio, sucessivamente.

Queijos de massa semi-cozida acondicionados a vácuo (plástico encolhível) não possuem casca e devem ser assim consumidos. (Ex. Gouda, Estepe, Prato, Mussarela, Prato Esférico, Minas Padrão etc.) A coloração vermelha na casca dos queijos dos tipos Gouda, Esférico e Reino, é uma tradição desde os primórdios das suas fabricações. A coloração é obtida aplicando em sua casca corante natural de Carmim de Cochonilha, produto natural e atóxico, podendo ser ingerido com a massa do queijo.

Queijos de mofo branco (Brie e Camembert) podem e devem ser consumidos com a casca.

Queijos de casca dura exigem a remoção da casca, o que pode ser feito a partir da fração básica.

Pães são ótimos companheiros tanto dos queijos quanto dos vinhos, mas evite os temperados com alho ou qualquer outra iguaria de sabor acentuado, pois interferem no sabor dos queijos. Os mais apropriados são mini banquete, centeio preto, pão italiano e francês . Não esqueça as torradas, para acompanhar os queijos cremosos.

Os frios combinam muito bem com vinhos e é uma opção a mais de variedade em sua mesa.

Os guardanapos, talheres, pratos e copos apropriados dos diversos vinhos devem ser arrumados à parte em um canto da mesa ou bancada auxiliar.

Se quiser agregar valor a sua festa, coloque bandeirinhas indicado os países de origem de cada queijo.

Harmonizar o ambiente com o que você serve à mesa é uma arte. Aqui, criatividade é tudo! No caso de um queijo e vinho, o evento "pede" uma ambientação mais aconchegante. Baixe um pouco a luz da casa, use algumas velas. Para a decoração do ambiente a madeira, assim como tecidos rústicos e texturas, velas e metais antigos trazem um clima bem gostoso.

O toque final, pode ser dado com um arranjo de flores naturais.
 
Crie! O importante é destacar sempre o que você serve e respeitar seu estilo de vida. Tudo tem de ser autêntico, como você!
 
Fontes: Bem Feitinho - Festas de Sucesso - Trem Minas - Casamento & Companhia

Comentários

  1. Estela, não há nada melhor do que reunir os amigos para uma noite de queijos e vinhos, principalmente nesse friozinho que anda fazendo. Adorei as suas dicas. Beijos. Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Opa, querida!!!
    Me chamou pra festa certa!!! Adoro essa dupla! Até me deu água na boca aqui, mas só tenho uns 3 tipos de queijo...mussarela, parmesão ralado e cheddar! Aí não dá, né? Mas vinho tenho! Brincadeira, amiga...eu amo queijos! Faço muitas reuniões a base de queijo e vinho!
    Grande dica Estela!
    Beijos...
    Jackie

    ResponderExcluir
  3. NOssa, aqui em casa somos devoradores de queijos. Aqui nem falamos pão com queijo, é na verdade queijo com pão.
    Saboroso foi ler essa postagem do inicio ao fim.
    Adoro reunioes de amigos com queijos e vinhos.
    abçs

    ResponderExcluir
  4. Estela, eu fico impressionada como voce tem a capacidade de trazer informações completas. O conteudo é perfeito. Eu adoro queijos, porque sou ratinha, e vinhos, bebo pouco, mas gosto muito.

    ResponderExcluir
  5. Saudações!

    Amiga Estela:
    Este Post eu acho que você foi muito além, originalíssimo e completo.
    Hum, eu prefiro declinar de dizer o quanto eu gasto com queijos e vinhos, não fica bem. Mas, lhe confesso que é um pouco exagerado. Afora os queijos nacionais, gasto muito com queijos Frances.
    Parabéns por mais um mega Post!
    Abraços fraternos,
    LISON.

    ResponderExcluir
  6. Em plena sexta-feira, você me deixou com água na boca, Estela!

    Quem não gosta de queijos e um bom vinho não "é ruim da cabeça, nem doente do pé", como diz a canção popular, mas louco de pedra!

    Parabéns pela sua linda, detalhadíssima e saborosa postagem!

    Um abração...

    ResponderExcluir
  7. Querida Estela,
    Essa combinação é, sem dúvida, perfeita. Gostei muito das dicas. Aliás, suas dicas são sempre um show de elegância. Continue nos proporcionando esses conhecimentos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Estela,
    Adorei. Fiz uma reciclagem...
    Adoro queijos e vinhos.
    Perfeito.
    Tô te seguindo também.
    Beijão.

    ResponderExcluir
  9. Ola Estela

    Uma noite como esta será inesquecível
    É claro que não podemos esquecer a compania ideal, somente assim será completa.
    Parabens pelas dicas, orientações e principalmente pelo lindo trabalho compartilhado conosco.
    Um forte abraço
    mad

    ResponderExcluir
  10. Que maravilha de post! Excelentes dicas de como preparar uma bela mesa.

    Obrigada

    Gessy

    ResponderExcluir

Postar um comentário