Natal: O Chique é ser Solidário!


O Natal Está Chegando...

Ontem eu fui ao mercado e vi uma prateleira cheia de panetones variados, dos mais diversos sabores, e foi aí que tive a idéia de fazer esta postagem, pois, querendo ou não, já estamos quase em novembro, e é nesta época que começamos os nossos preparativos para a linda festa onde comemoramos o aniversário do nosso grande mestre e irmão Jesus Cristo.

Um Pouco da História do Natal

Bem antes de o 25 de dezembro ser consolidado como o dia de Natal - uma festa de caráter cristão -, o fim do ano já era época de comemorações entre antigos povos pagãos. No dia 21 desse mês ocorre o solstício de inverno no hemisfério Norte. (É o inverso para nós: aqui, é verão). Para os países de lá, 21 de desembro é o dia mais curto do ano em relação à noite. À partir daí, a duração dos dias vai aumentando até ocorrer o outro solstício, o de julho - verão no Norte, quando ocorre láo dia mais longo do ano, enquanto para nós é o inverno que chega. Por isso, para os antigos povos pagãos do Norte, no dia 25 de desembro se comemorava o nascimento do Sol, pois este só cresceria dessa data em diante. Vem daí uma das versões mais aceitas sobre a escolha do dia 25 como o de nascimento de Cristo: a Igreja fez coincidir essa data com a do culto pagão ao nascimento do Sol, difundindo a idéia de que o Filho de Deus era a lua que vinha para iluminar o mundo.

Não importam a crença religiosa ou a convicção; nesta época do ano, há uma grande nuvem, quase tátil, de união, fraternidade, amor em família e busca dos inquestionáveis maiores bens que a humanidade pode ter: paz e amor. O espírito natalino é contagiante, e mesmo nesse delicioso país tropical, onde é mais fácil depararmos com coqueiros e passarinhos multicoloridos do que com pinheiros e renas, sem dúvida o Natal domi8na a cena. Algumas dicas destinadas às melhores comemorações desta data farão com que batam os sinos de alegria e, em coro com Papai Noel, possamos entoar um delicioso "ho, ho, ho".

O Verdadeiro Motivo Desta Postagem

Nesta postagem, eu não quero falar sobre lindas decorações natalinas, ou como recepcionar os seus convidados, pois está será a minha próxima matéria...

Nesta postagem, eu quero falar sobre o amor, a caridade, a compaixão, o doar sem querer receber. Quero poder falar um pouco sobre como podemos fazer algumas crianças felizes, mesmo que seja só no Natal, pois, afinal, sabemos que as crianças mereceriam ser felizes todos os dias...

Vamos aproveitar o espírito natalino que está dentro de cada um de nós para nos despirmos de tudo aquilo que não precisamos, que guardamos sem sabermos o porquê, somente porque aquele objeto tem um história... Vamos doar a nossa história para outras crianças, que, certamente, saberão aproveitá-las da melhor maniera possível.

Quero deixar aqui algumas idéias ou dicas, que talvez vocês poderão aproveitar.

1. Que tal reunirmo-nos com nossos vizinhos mais próximos, e espalharmos a idéia de um Natal para as crianças carentes? Crianças com HIV/AIDS, portadoras de deficiências, crianças que nunca tiveram um único brinquedo de verdade, e que vivem em "lixões" pegando algo para que possam brincar, ou comer? Se cada um desses vizinhos comprar um único brinquedo, uma roupa, um calçado, ou aquilo que o seu coração desejar, com certeza ele terá um Natal muito mais feliz e solidário.

2. Já que estamos em era de informática, onde usamos a rede virtual para quase tudo que fazemos, que tal passarmos um e-mail bem elaborado, bem querido, com muito amor e carinho para os nossos amigos pedindo essa doação? Não é para pedir dinheiro, mas doação em brinquedos, roupas e alimentos, pois quando uma pessoa sai para comprar algo para doar, ela percebe o tamanho da grandeza do seu gesto, e o dinheiro não tem valor algum nessa hora.


 3. Nós ainda temos tempo, e não podemos ter vergonha de pedir, principalmente se for por uma causa nobre. A alegria das crianças quando recebem um presente do Papai Noel, é algo impagável, pois o sorriso e o brilho de seus ohinhos já dizem tudo.



 4. Não quero aqui, fazer com que vocês reunam-se em grupos, mas sim, que façam a sua parte. Se cada um de nós fizermos a nossa parte, certamente faremos milhares de crianças felizes, nem que seja apenas por um dia, por um único dia, mas que seja um dia muito especial, um dia onde comemoramos o nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo.


 Pensem Nisso! Façam a sua parte e deixem uma criança feliz!

Vamos trabalhar meus amigos, pois desta vida, a única coisa que levamos é aquilo que praticamos pelo bem dos outros e de nós mesmos.

Até a próxima postagem!