quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Origem do Bolo e uma Receita Especial de Bolo de Nozes

A Origem do Bolo 

Ninguém precisa de uma comemoração especial para transformar um bolo em sinônimo de festa. A magia começa na sua preparação. Aos poucos, o açúcar batido, misturado com ovos e manteiga, forma um creme macio que recebe a pureza das farinhas, o sabor de especiarias e frutas e o prazer do chocolate, sem esquecer, é claro, da leveza do fermento que dá o toque final à mistura. Mistura essa que pode ainda ser servida com cremes, frutas, caldas, coberturas, enfim, com uma infinidade de combinações que encantam os olhos e despertam o paladar.

A origem do bolo está relacionada não com o mundo dos mortais, mas sim com o dos deuses, afinal de contas, o primeiro bolo foi criado na Grécia Antiga para homenagear Ártemis, deusa da caça. Naquela época, as velas colocadas em cima da massa representavam o luar que, de acordo com a mitologia, era o instrumento da deusa para proteger a Terra. 

Mais tarde, esse costume atravessou fronteiras e, na Idade Média, chegou à Alemanha, onde foi adotado nas Kinderfest, festas infantis que começavam ao raiar do dia, quando os camponeses acordavam as crianças com um bolo iluminado por velas acesas. Naquele tempo, o número de velhinhas não era igual ao número de anos do aniversariante. O bolo recebia uma vela a mais, como um sinal da luz da vida.

Hoje, o bolo é uma delícia apreciada em todas as partes do mundo. Não é preciso fazer mais aniversário para saborear esse prato divino que vai bem a qualquer hora do dia. Ele pode ser a base de um saboroso café da manhã, se transformar na atração principal do chá da tarde, ou até em uma deliciosa sobremesa. Afinal de contas, como meros mortais, podemos encontrar sempre um motivo a mais para comemorar.


A receita abaixo, é uma receita especial de bolo de nozes é da vovó Rosa, mamãe da minha querida amiga e parceira de Blog Rosana Madjarof, e está na família há mais de 40 anos.

A vovó Rosa, até hoje, bate a massa do bolo na mão, sem o uso de batedeira, e talvez esse seja o verdadeiro segredo do bolo, mas vocês podem usar a batedeira para fazer a massa.

Todos os anos, na época de Natal, a vovó Rosa faz mais de 30 bolos de nozes para presentear os amigos e familiares, e ela continua fazendo o delicioso bolo no decorrer do ano, pois todos esperam e pedem que ela faça essa iguaria.

Este bolo é delicioso no café da manhã, no chá da tarde, ou para qualquer hora do dia ou da noite.

Deixo meu agradecimento especial à vovó Rosa que gentilmente forneceu a sua receita "secreta" para que nós pudéssemos colocá-la aqui no Blog e dividi-la com todos vocês. 

Bolo de Nozes da Vovó Rosa

Ingredientes: 

5 ovos 
2 xícaras (chá) de açúcar 
3 xícaras (chá) de farinha de trigo 
1 xícara (chá) de leite quente 
50 gr. de manteiga ou margarina 
Gotas de baunilha 
1 colher (sopa) de fermento em pó 
1 xícara (chá) de nozes picadas 
½ xícara (chá) de uvas-passa brancas sem sementes 
½ xícara (chá) de uvas-passa pretas sem sementes 
1 pitada de sal 

Modo de Fazer: 

Bater a manteiga com o açúcar, juntar as gemas e bater até ficar um creme liso e homogêneo. Juntar o leite quente, a farinha, a baunilha e o sal. Bater tudo muito bem até o creme começar a formar bolhas. Colocar as claras em neve e mexer lentamente. Adicionar o fermento, as nozes e as passas empanadas em um pouco de farinha de trigo. 

Untar uma forma de buraco com manteiga e farinha de trigo. Colocar a massa e levar para assar em forno pré-aquecido por mais ou menos 25 a 30 minutos (depende do seu forno).



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | GreenGeeks Review