Como Decorar Uma Árvore de Natal

Como Decorar Uma Árvore de Natal 

A decoração da árvore de Natal é uma tradição com largos séculos que, ao longo dos últimos anos, tem vindo a adquirir contornos ultra-contemporâneos e cada vez mais originais. Mesmo assim, há quem goste de manter a tradição, utilizando, ano após ano, os mesmos ornamentos que, muitas vezes, até são passados de geração em geração. Independentemente do material que tem para trabalhar, seja criativa, surpreenda e deixe-se surpreender!



Escala e Proporção 

A localização é importante quando o assunto é montar ou trazer um pinheiro para dentro de casa: antes de mais nada terá de caber e, segundo, terá de ser apropriado para o espaço em questão. Uma sala espaçosa com tetos altos vai impressionar com uma árvore de Natal de 2 metros, ao contrário de um apartamento pequeno que requer uma árvore de um porte menor, talvez daquelas que se possam colocar sobre uma mesa, para uma decoração natalícia igualmente elegante. Tendo em conta o tamanho da árvore, vamos escolher cuidadosamente as suas decorações, ou seja, uma árvore grande e vistosa requer ornamentos grandes e vistosos; tal como uma árvore pequena pede uma decoração à sua medida. Você não iria gostar de ver um pinheiro de 2,5 metros com bolas de 2 cm ou então uma árvore de 1,5 metro com decorações de 30 cm. O equilíbrio da sua árvore é um fator chave para obter um resultado final deslumbrante! 

A Base

Embora um pinheiro natural requeira um recipiente adequado para o seu tronco e água, nada o impede de o decorar: forre-o com papel de Natal ou com cordões, aplique ornamentos com um pouco de cola quente,  ou então, escolha um vaso apropriado – com um pé mais alto ou então com detalhes trabalhados. O pinheiro artificial, por sua vez, normalmente vem equipado com pés que o sustentam, pés esses que também podem ser cobertos com um tecido natalício, com musgo ou colocados dentro de um recipiente como mencionado acima.

Estilo

O estilo da sua árvore natalícia depende de vários fatores, começando pela árvore em si: natural ou artificial? Escolhido o modelo, há que se dar a devida atenção ao design da sua árvore e, embora não seja obrigatório combinar o pinheiro com a restante decoração da sua casa, é importante estabelecer algum tipo de ligação para que a árvore de Natal não pareça desadequada à casa onde se encontra. Por exemplo, se na sua casa impera uma decoração minimalista, um pinheiro com mil e uma luzes, cores e ornamentos pode não ficar tão bem como uma decoração natalícia que vá de encontro à sua atual decoração – neste caso, menos é mais! Atualmente, existem árvores de Natal artificiais de várias cores – branco, azul, prateado – pode optar por marcar a diferença assim. Se quiser utilizar apenas um tipo de ornamento e um tipo de cordão, porque não? Um pinheiro grande com ornamentos grandes é muito apelativo, sendo que não vai precisar de muitas decorações. Inspire-se! Acima de tudo, a árvore de Natal deve ser um reflexo da sua personalidade e gosto pessoal. 

Cores

Uma data tão alegre e festiva como é o Natal pede, obviamente, muita cor…, mas, como saber quais os tons adequados para o pinheiro? Por exemplo, se é adepto de uma decoração kitsch e colorida, transponha essas idéias para a árvore, fazendo uma combinação de várias cores da época: vermelho, verde, dourado e prateado. Não tenha receio de inovar – um pinheiro pode ainda ser “pintado” de cores menos habituais, caso do azul e do branco ou do amarelo e verde para um visual simultaneamente moderno e elegante. Por outro lado, em vez de utilizar todos os ornamentos de Natal que possui, escolha apenas aqueles em tons de branco e prateado e, no ano seguinte, utilize duas cores diferentes, para uma árvore completamente nova todos os Natais! 



Temas

Apesar do tema predominante ser o Natal, a sua árvore não tem de obedecer única e exclusivamente à decoração natalícia – pode abordá-la de uma forma original ou então inovar com um design completamente original. Inspire-se nestas idéias: 
  • Árvore de Natal Infantil – desenhos coloridos e recortados, peluches natalícios (Papai Noel, Mamãe Noel, bonecos de neve, anjos, renas, flocos de neve, prendas…), imagens de feltro…
  • Árvore de Natal Gastronômica – paus de canela, nozes suspensas com fitas natalícias, maçãs pequenas cobertas com brilhantes, bolachas caseiras como as típicas gingerbread (bolachas de gengibre), chocolates, candy canes
  • Árvore de Natal Jardim – borboletas douradas, libélulas verdes, poinsétias miniaturas, azevinho, pinhas, folhas de árvores secas, grinaldas verdes e douradas…
  • Árvore de Natal Elegante – cristais transparentes, bolas de vidro, pequenos espelhos, um lustre com velas a servir de estrela no topo, grinalda tipo pérolas… 

Distribuição


* Não se limite a pendurar ornamentos apenas nas pontas exteriores dos ramos. Não descure o interior da árvore, preenchendo-a com decorações de forma a criar profundidade e vários pontos de interesse.

* Distribua os ornamentos “normais” (bolas de uma só cor, estrelas…) uniformemente por todo o pinheiro, respeitando o mesmo espaço entre cada um. Depois enfeite com os ornamentos especiais, normalmente em menor número, devem ser distribuídos por entre os restantes.




Um Toque Mágico e Pessoal


O Natal, por si só, já é um momento mágico, um momento único, e por esse motivo, apesar de todas as dicas citadas, use e abuse da sua criatividade.

Eu mesma, por exemplo, tenho por hábito montar minha árvore de Natal com motivos variados, e todos os anos eu somente acrescento enfeites e cordões à minha árvore, ou seja, coleciono enfeites há 30 anos, e nesses anos os enfeites foram aumentando, ano após ano, pois além de comprá-los, muitos amigos e eu mesma, quando viajo, sempre trago enfeites diferentes. Hoje, já possuo mais de 3 mil enfeites para uma árvore de 2.80 m de altura, e nunca me prendi a um único motivo, pois o mais importante é que sejamos nós mesmos, criando e inovando sempre, mas nunca deixando que a nossa originalidade e personalidade sejam deixadas de lado.

Lembro que a minha primeira árvore de Natal, foi no ano de 1979, e eu a fiz com um lindo galho seco que eu pintei com spray prateado, coloquei muitas bolas douradas e prateadas, e, para cada bola eu colocava um belo laço de fita de cetim azul e vermelho (azul para as bolas prateadas e vermelho para as douradas).

A árvore ficou lindíssima, e lastimo não ter uma única foto dessa minha primeira de muitas outras árvores que já montei.

Crie! Invente! Faça um Natal Diferente!